Segundo as estimativas da Receita Federal, 2023 será o ano com mais envios de declarações de IR superando 2022, ano detentor do atual recorde.
Por conta da falta de atualização na tabela do IR, o número de contribuintes obrigados a enviar a declaração só tem aumentado nos últimos anos. Por conta da atualização que acontecerá em maio, o número deve diminuir em 2024. Segundo análises da Receita, o órgão acredita que receberá entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações até o dia 31 de maio, prazo limite para envio das obrigações.
Segundo a Receita Federal, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes, os contribuintes que utilizarem esse modelo de declaração terão prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023.
Se as expectativas estiverem corretas e forem enviadas entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações, será o ano com mais envios de IR, superando 2022, que teve 36.322.912 de obrigações enviadas.
As expectativas podem ser superadas?
No IR de 2022, a Receita tinha expectativa de receber 34,1 milhões de obrigações, entretanto, foram recebidas mais 36,3 milhões de declarações. Ou seja, no ano passado, a RFB recebeu 2,2 milhões de obrigações a mais do que o esperado, portanto, existe a possibilidade que o mesmo ocorra este ano.
Se as expectativas da Receita Federal forem superadas e o órgão receber mais declarações de Imposto de Renda do que o esperado para 2023, o número pode passar de 40 milhões de envios.
Mesmo que o envio de declarações de Imposto de Renda em 2023 atenda a menor expectativa da Receita Federal para este ano (38,5 milhões), este ainda será o ano com mais envio dessa obrigação acessória, superando 2022.
As expectativas também podem ser superadas, assim como no ano passado, se isso acontecer, o número de declarações pode superar a casa dos 40 milhões, aumentando o recorde.
O número de envios vem crescendo por conta da falta de atualização na tabela de IR, a defasagem vem fazendo com que o número de contribuintes obrigados a declarar o Imposto aumente cada vez mais nos últimos anos.
O ajuste decretado pelo governo federal começará a valer em maio e deve diminuir o número de contribuintes obrigados em 2024.
Autor(a): Matheus Vinicius Ribeiro
Fonte: Jornal Contábil
rebeca@pontocerto.eco.br
Endereço Rua Pastor Cicero Canuto de Lima, 436, Cep 06160 -160, Osasco, SP.
Informações de Contato
Serviços
© 2023 Ponto Certo Contábil | Todos os Direitos Reservados |
Política de Privacidade
Desenvolvido por
Conta Plena