O Business Process Outsourcing (terceirização de processos de negócio) ou simplesmente BPO, está se destacando em empresas de diversas áreas de atuação. Ele é uma maneira de empresas delegarem alguns processos para outras organizações, podendo focar em atividades mais pertinentes para o seu negócio, como estratégias e processos inovadores.
Com o aumento da competitividade e sustentabilidade das empresas sempre se renovando, as empresas precisam focar seus esforços nas atividades, estratégias que podem aumentar sua relevância no mercado.
Com isso, a adoção do BPO é uma ótima alternativa para a otimização de alguns processos, o que permite que a empresa utilize o seu tempo de melhor forma.
O BPO surgiu para sanar a necessidade que os gestores têm em encontrar a melhor maneira de gestão do negócio na totalidade. Ele foi pensado para que as empresas consigam focar no core business sem maiores preocupações com os processos secundários delegados para outras instituições.
Inicialmente ele foi implementado em indústrias onde fabricantes contratavam os serviços para lidar com processos que não haviam relação direta com a produção de seus produtos.
Pelo fato do BPO estar diretamente relacionado com a tecnologia e com os aumentos tecnológicos, ele foi se expandindo para todas as empresas, permitindo maior facilidade para que elas terceirizem processos que freavam a atuação do negócio.
Agora que você entende a importância do BPO, vamos entender melhor como ele atua nas empresas.
Suas soluções podem ser implementadas de maneiras diferentes, as mais comuns são o workflow e o gerenciamento de processos de negócio.
O primeiro atua automatizando e melhorando processos, o segundo se responsabiliza no monitoramento e gestão dos mesmos. Todos esses processos são realizados com profissionais externos e especialistas responsáveis pela execução das atividades.
Além disso, a empresa contratada precisa desenvolver um modelo de atuação adequado para sanar as necessidades da empresa, contando com tecnologias para desenvolvimento do trabalho, ativos que possam auxiliar o negócio, segurança nos processos e outros fatores que entregam um serviço de qualidade e eficiência.
Para entender como o BPO pode proporcionar ótimas soluções no melhor gerenciamento da
empresa, listaremos benefícios pertinentes para o melhor entendimento, vejamos quais são a
seguir.
Aumento de produtividade
Como mencionado anteriormente, com a delegação de tarefas secundárias para outra
instituição, os colaboradores conseguem focar melhor o seu tempo em atividades que
tragam resultado e relevância para a empresa, sem gastar tempo com atividades
burocráticas. Melhor qualidade de processos.
Com a adoção do BPO, a qualidade de processos e serviços possui a tendência de melhorarem por estarem sendo gerenciados por especialistas que utilizam métodos e tecnologias adequadas, promovendo melhor qualidade aos processos.
Como a empresa estará focada no core business ao mesmo tempo, em que o BPO atua, a melhora nos processos centrais também ocorre. Desta forma a experiência dos clientes é otimizada.
Redução de custos
Pelo fato do BPO utilizar recursos próprios, isto reduz os custos, principalmente para empresas menores, visto que não se existirá o custo com novos setores e colaboradores para funções secundárias.
Assim, custos que seriam direcionados para esta expansão podem ser direcionados para a contratação de colaboradores e recursos para as atividades de foco da empresa, causando a melhoria nos resultados finais.
Adiantamos que existem diversas diferenças entres esses processos, mesmo que a terceirização seja um termo amplamente utilizado. O BPO realiza uma avaliação completa dos serviços e processos da empresa, além de adotar recursos tecnológicos em prol de otimizar os serviços da empresa e dar mais
produtividade e tempo aos colaboradores.
A terceirização apenas transfere o trabalho para outra organização, focado no uso de recursos humanos. Pode haver confusões também com consultorias e assessorias, mas ele não se encaixa nesta categoria.
As consultorias têm a função de aconselhar com planos de ações e acompanhamentos da aplicação que a empresa realizará. Por outro lado, as assessorias prestam apoio técnico e direcionado no desenvolvimento de um projeto ou em executar alguma tarefa.
O BPO tem atuação completamente ativa, relacionada a entrega de um serviço otimizado desde o início até a entrega final. Ele estará ligado a toda a estratégia, tecnologia, perícia e processos de uma atividade ou setor inteiro. Veja alguns setores que podem ser beneficiados com o BPO:
Uma empresa de BPO pode assumir toda a gestão de TI de uma organização, garantindo a segurança da infraestrutura de servidores e segurança dos dados empresariais com eficiência e qualidade.
Como podemos ver, o BPO garante diversos benefícios positivos na empresa e a ajuda a focar os esforços em funções mais pertinentes para o planejamento estratégico e processos que irão ampliar seu crescimento e oportunidades no mercado.
Muitas empresas possuem a dificuldade de gerenciar perfeitamente todos os seus setores ou nem mesmo contam com setores importantes encarregados de atividades burocráticas ou até mesmo tecnológicas, com o BPO é possível transferir a organização de setores inteiros e otimizar ainda mais os processos internos.
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